Água do Radiador
No reservatório, que fica na parte dianteira do compartimento do motor, é armazenada e resfriada a água com aditivo. Esta, por sua vez refrigera o motor, evitando que ele se superaqueça e trave. Assim, o radiador faz parte do sistema de arrefecimento do veículo.
Confira o nível de água no reservatório pequeno, de plástico transparente, que em geral se encontra do lado oposto do radiador.
O reservatório indica se a quantidade de água existente no radiador e no restante do sistema de arrefecimento (mangueiras e bomba-d´água) é suficiente. O recipiente tem duas marcas ("min" e "máx" ou simplesmente duas setas) e o nível de água deve estar entre elas ou próximo do máximo, nunca acima deste nem abaixo do mínimo.
Verifique o nível de água no reservatório uma vez por semana, com o carro frio, e atente sempre para o marcador de temperatura da água no painel do veículo.
Se estiver muito baixo, complete o nível com água e aditivo na proporção indicada pelo fabricante. Nunca complete o radiador apenas com água a não ser em situações de emergência. Se a proporção entre água e aditivo ficar abaixo da ideal, o radiador pode ter corrosão e vazamentos. Falhas no sistema de arrefecimento podem levar o motor a "fundir".
Óleo do Motor
A duração do óleo, em geral é de 5 mil quilômetros ou seis meses, no caso dos minerais, e o dobro disso no caso dos sintéticos - os semi-sintéticos ficam no meio do caminho, conforme informado no rótulo.
O "ou" da embalagem indica o que vier primeiro. Se o carro rodou menos de 5 mil quilômetros em seis meses, ainda assim é preciso trocar o óleo, que atingiu seu prazo de validade e a partir dali não fará mais sua função de forma adequada. O professor recomenda, também, que se escolha sempre a mesma marca - e, reitera, sempre de acordo com as recomendações do fabricante do motor.
Velas de Ignição
Motoristas e reparadores devem ficar atentos à verificação de itens essenciais para o bom funcionamento do motor e que, constantemente, estão em contato com o álcool (combustível mais corrosivo que a gasolina), como as velas de ignição.
As velas, quando danificadas, podem causar o aumento do consumo de combustível e falhas no sistema de ignição. Responsáveis pela queima da mistura oxigênio-combustível, elas geram a energia necessária para o trabalho do motor e, consequentemente, para a movimentação do carro.
No caso dos veículos flex, a reposição por velas que possuem exclusivo tratamento com níquel é a mais indicada. Essa tecnologia garante maior proteção contra corrosão, minimizando os riscos de danos ao motor, proporcionando maior segurança durante a troca das velas, que podem ficar presas e danificar o bloco do motor.
É importante ressaltar que a revisão deste componente deve ser feita a cada 15 mil quilômetros. A troca deverá cumprir as normas do manual do fabricante do veículo.
Limpeza dos Bicos Injetores
Os bicos injetores são tão importantes para o carro como as artérias são para o corpo humano. Da mesma forma que vivemos lutando contra o colesterol e a gordura, procurando deixar veias desentupidas para que o sangue circule melhor pelo organismo, o bico injetor do automóvel deve estar sem sujeiras, para que a gasolina circule livremente até os cilindros, o coração do motor.
A maior causa de mal funcionamento do bico injetor é a sujeira acumulada. Em uma país como o Brasil, onde a gasolina às vezes é de má qualidade, o problema é bastante comum, e não há ponte de safena que resolva.
O caro que tive um ou mais bico injetores sujos pode enfartar. Começa a engasgar, sofre perda de potência e trabalha de forma incorreta, aumentando o desgaste das peças e um conseqüente aumento do consumo de combustível.
Correias do Motor
As correias ressecadas podem se partir, gerando prejuízos para a área do motor que elas comanda.
A correia da bomba d'água pode, se rompida, elevar a temperatura do motor até fundi-lo.
A correia da direção hidráulica, se rompida, endurece a direção, deixando o carro difícil de dirigir e causando riscos de graves acidentes.
A correia do alternador, se rompida, para o sistema de ar condicionado e elétrico.
As correias dentadas com desgaste são as causadoras dos mais graves problemas. Devem ser substituídas nos intervalos de quilometragem determinados pelo fabricante. Se rompidas, o veículo para de funcionar imediatamente, podendo na maioria das vezes causar sérios danos ao motor.
Pneus
A média de uso de um pneu de passeio em condições normais de calibragem, de alinhamento de suspensão e de balanceamento é de 40.000km. Para atingir-se esta média é necessário o rodízio de pneus, uma vez que os pneus das rodas dianteiras, que são direcionadas e na maioria das vezes de tração, têm desgaste maior.
Sempre que houver uma oportunidade de parar o carro venha no Braga e peça orientação sobre o rodízio para um técnico vendedor.
Alinhamento - Aumenta a vida útil dos pneus.
O veículo bem alinhado oferece menor atrito entre os pneus e o solo, aumenta a estabilidade em curvas e melhora a dirigibilidade do veículo.
Balanceamento - Impede oscilações do volante e da carroceria.
O veículo balanceado roda sem vibrações, o que ameniza o desgaste de todas as peças da suspensão.
Embreagem
A embreagem tem como função principal transmitir a força do motor para as rodas e possibilitar a mudanças de marchas.
Em uma cidade com muitas subidas e sinal de trânsito, o seu uso torna-se muito intenso. O seu desgaste pode provocar patinação que, na maioria das vezes, o motorista nem percebe. Esse fato aumenta o consumo de combustível e põe em risco a segurança, pois o limite é o carro parar.
Faça a verificação e a regulagem sempre que o carro parar na oficina. Se necessário e se a troca for recomendada pelo técnico, autorize a sua substituição para obter melhor rendimento do carro e menor consumo de combustível.
Freios
Óleo de freio - O óleo de freio tem um prazo de validade, o que poucos sabem!
Ele tem como característica técnica ser "higroscópico" ou seja, ele retém umidade do ar.
Isso faz com que o ponto de ebulição abaixe pela presença da água. Em freadas que solicitam maior "força" das pastilhas, o aquecimento do sistema de freio provoca bolhas de ar no óleo, fazendo com que o pedal abaixe sem provocar pressão nos freios.
O óleo de freio deve ser trocado a cada ano ou a cada 50.000km.
Pastilhas e lonas - O freio é item fundamental na segurança do veículo. As pastilhas e as lonas gastam diminuem a capacidade de frenagem, aumentando o espaço que o veículo percorre até parar.
O discos de freio gastos podem quebrar com a temperatura de frenagem.